Notícia
Banco de Portugal põe disciplina nos depósitos
Tem a certeza que o seu dinheiro está aplicado num depósito a prazo? Ontem o Banco de Portugal (BdP) colocou em consulta pública dois projectos de aviso onde define os produtos que podem receber esta designação, para acabar com a ambiguidade que existe em algumas soluções comercializadas pelas instituições financeiras.
- Assine já 1€/1 mês
- 10
- ...

Em momento algum as aplicações podem implicar uma perda de dinheiro para o cliente, seja na maturidade, seja durante a vida do investimento.
Ora o aviso define que a remuneração de um depósito "não pode, em quaisquer circunstâncias, ser negativa". Além disso, o capital a entregar ao depositante nunca pode ser "inferior ao montante depositado". Mesmo em caso de mobilização antecipada, total ou parcial.
Com este esclarecimento, o supervisor da banca define as características de um depósito, de forma a proteger os consumidores, deixando claro que o capital tem de estar sempre garantido, cumprindo "o princípio de segurança que lhe deve estar associado."
A questão tem vindo a lume a propósito do caso BPP, onde os clientes alegam ter investido o seu dinheiro em depósitos sem risco, descobrindo depois que era aplicado em activos expostos aos mercados de capitais e sujeitos a desvalorização.
