Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Banif e Ixe com parceria estratégica na banca de investimento internacional

As norte-americanas Banif Securities - do Grupo Banif - e Ixe Securities (subsidiária integrada no mexicano Grupo Financiero Ixe), assinaram um memorando de entendimento com vista a uma parceria estratégica para o desenvolvimento das respectivas actividad

Negócios negocios@negocios.pt 23 de Abril de 2008 às 19:57
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

As norte-americanas Banif Securities - do Grupo Banif - e Ixe Securities (subsidiária integrada no mexicano Grupo Financiero Ixe), assinaram um memorando de entendimento com vista a uma parceria estratégica para o desenvolvimento das respectivas actividades internacionais no mercado de acções de empresas latino-americanas, envolvendo as áreas de mercado primário, vendas, "trading" e "research".

"Esta parceria será consubstanciada pela forte presença que os dois grupos têm nos mercados mais representativos da América Latina, Brasil e México", refere o Banif em comunicado.

O Brasil e México representam 65% do PIB da América Latina e 80% do "turnover" do mercado accionista latino-americano.

O acordo envolverá a criação em Nova Iorque de uma divisão da Banif Securities, denominada Banif-IXE Equity Latam Division, cujo capital será subscrito em 60% pela Banif Securities e em 40% pela Ixe Securities, explica o comunicado. Adicionalmente, e com o objectivo de alargar o âmbito internacional deste acordo, está prevista a constituição de uma "broker dealer" em Londres.

A actividade de venda e "trading" de acções latino-americanas será desenvolvida em duas plataformas distintas - Nova Iorque, para cobertura de clientes institucionais dos EUA e da América Latina, e Londres, para cobertura do mercado europeu - e contará igualmente com o forte apoio das estruturas locais das duas entidades.

Quanto às actividades de "research" e mercado primário, estas serão desenvolvidas em estreita colaboração com os bancos de investimento de cada grupo que operam nos mercados brasileiro e mexicano.

A parceria Banif-Ixe cobrirá, em termos de "research", um universo superior a 200 empresas latino-americanas e terá uma forte presença em operações de mercado de capitais, quer primário quer secundário, salienta o comunicado, acrescentando que esta transacção está sujeita à aprovação das autoridades de supervisão do México e EUA.

Outras Notícias