Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Banif perde mais de metade do valor em cinco sessões

As últimas cinco sessões do Banif em bolsa têm-se revelado uma verdadeira maré “negra”, com o banco liderado por Jorge Tomé a desvalorizar mais de 52%, reagindo ao efeito de diluição provocado pelo aumento de títulos, como parte do processo de aumento de capital, o que tem levado à contínua renovação dos mínimos históricos.

Jorge Garcia jorgegarcia@negocios.pt 15 de Julho de 2013 às 18:03
  • Partilhar artigo
  • 12
  • ...

A sessão desta segunda-feira foi a pior para o Banif nos últimos cinco dias de negociação, com o banco a desvalorizar 18% para 4,1 cêntimos, tendo mesmo chegado a cair 20% para 4 cêntimos. Esta sessão contrasta com a da última sexta-feira, onde o banco registou perdas de apenas 3,85%, ou seja, abaixo dos dois dígitos, algo que não aconteceu nas três sessões anteriores. No acumulado das últimas cinco sessões, os títulos perderam 52%.

 

Nos últimos seis meses, o Banif registou uma média de cerca de 1,5 milhões de títulos negociados por dia, um valor que só por si já está inflacionado pela agitação dos últimos dias. Contudo, nestas últimas cinco sessões, o banco liderado por Jorge Tomé negociou uma média de mais de 16,5 milhões de acções por dia.

 

Este movimento está a ser causado pelo aumento de capital levado a cabo pelo Banif, que faz parte do processo de recapitalização do banco liderado por Jorge Tomé. A instituição pretende levantar 100 milhões de euros junto de investidores do retalho, através da emissão de 10 mil milhões de novas acções. Caso a operação seja bem sucedida, o banco precisará ainda de angariar 250 milhões de euros de capital para cumprir o plano acordado com o Estado, que injectou 1.100 milhões de euros na instituição.

 

A futura injecção de 10 mil milhões de novas acções a um cêntimo está a criar no mercado um efeito desvalorizador nas acções do Banif, que até agora, e em cinco dias, já perderam 4,5 cêntimos. Desde o início do ano, as acções do banco já desvalorizaram 71,92%, ou seja, 10,5 cêntimos.

Ver comentários
Saber mais Banif plano de capitalização Jorge Tomé
Outras Notícias