Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Barril de Brent vai ter um rival no Médio Oriente

Um novo ‘benchmark’ para o mercado de petróleo está prestes a ser lançado em Abu Dhabi. Deve "despontar" em solo saudita já em 2020.

Bloomberg
Negócios jng@negocios.pt 11 de Novembro de 2019 às 19:18
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Os mercados do petróleo contam atualmente com dois crudes de referência nos mercados internacionais. São eles o barril de Brent do Mar do Norte, negociado em Londres e "benchmark" para a Europa, e o West Texas Intermediate, com a mesma posição de destaque nos Estados Unidos. Agora, a Intercontinental Exchange, a bolsa onde negoceia o barril londrino, quer uma nova referência para o setor com "sede" em Abu Dhabi, o Murban.

As gigantes do setor BP, Total, Inpex, Vitol, Shell, Petrochina, a coreana GS Caltex, a japonesa JXTG e a tailandesa PTT alinham como parceiras nesta iniciativa. O plano é lançar a ICE Futures Abu Dhabi (IFAD), que irá assentar na produção da Abu Dhabi National Oil Co’s (ADNOC).

O barril de Murban muda, desta forma, a formação de preços a que estava sujeito. Os contratos futuros vêm substituir o sistema de preços retroativos. O Conselho Supremo do Petróleo em Abu Dhabi aprovou as alterações na semana passada, como parte de uma transformação da estratégia.

Contudo, a Intercontinental Exchange avança que a IFAD está agora dependente de aprovações regulatórias. O objetivo é que este novo ‘benchmark’ seja lançado já na primeira metade de 2020.

O CEO da ICE, Jeffrey Sprecher, disse em conferência de imprensa, esta segunda-feira, 11 de novembro, que "os futuros do Murban vão posicionar-se ao lado dos benchmarks do petróleo mais significativos". Acrescentou que esta iniciativa vai permitir a mais investidores negociar o barril deste crude com maior transparência.

Ver comentários
Saber mais Brent Murban West Texas Intermediate Abu Dhabi Médio Oriente Londres Intercontinental Exchange Europa Estados Unidos IFAD economia negócios e finanças macroeconomia economia (geral)
Outras Notícias