Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCE está “preparado” para conter inflação com aumento de juros

O Banco Central Europeu (BCE), a autoridade monetária da Zona Euro, afirma estar “preparado” para voltar a aumentar a taxa de juro de referência, caso a inflação, impulsionada pelos elevados preços do petróleo, comece a provocar um aumento dos vencimentos

Paulo Moutinho 13 de Dezembro de 2007 às 09:55
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O Banco Central Europeu (BCE), a autoridade monetária da Zona Euro, afirma estar "preparado" para voltar a aumentar a taxa de juro de referência, caso a inflação, impulsionada pelos elevados preços do petróleo, comece a provocar um aumento dos vencimentos.

"Para que o recente aumento da inflação permaneça temporário, é essencial que não se materializem efeitos secundários, via um impacto das actuais taxas de inflação nos salários", revela o BCE no boletim mensal, publicado hoje.

A autoridade monetária da Zona Euro, liderada por Jean-Claude Trichet, acrescenta que ao "agir de uma forma firme e atempada", o BCE "irá garantir que os efeitos secundários e os riscos à estabilidade dos preços a médio-prazo não se venham a materializar".

O BCE mostra-se, assim, estar preocupado com os pedidos dos sindicatos para aumentos do ordenados, de forma a compensar a subida dos preços da alimentação e da energia, que elevaram a inflação nos 13 estados-membros para máximos de mais de seis anos.

Na última reunião, o BCE manteve inalterada, novamente, a taxa de juro da Zona Euro nos 4%. No entanto, Jean-Claude Trichet revela que alguns dos membros do conselho de governadores do banco central votaram a favor de uma subida nos preço do dinheiro para travar a inflação.

 

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias