Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCE já gastou 600 mil milhões nas compras de activos públicos

A instituição monetária da Zona Euro voltou a cumprir o objectivo mensal. Comprou mais de 62 mil milhões de euros em activos, tendo atingido o valor mais elevado de sempre em dívida portuguesa.

conselho europeu mario draghi
Reuters
André Tanque Jesus andrejesus@negocios.pt 07 de Março de 2016 às 16:04
  • Assine já 1€/1 mês
  • 9
  • ...

O Banco Central Europeu (BCE) injectou em Fevereiro 62.127 milhões de euros na economia da Zona Euro, através das compras de activos. Um montante ligeiramente inferior ao registado em Janeiro, mas que foi suficiente para a instituição ultrapassar a fasquia dos 600 mil milhões só em activos do sector público.

Foi neste conjunto de títulos que o BCE mais investiu, tal como ditam as regras do programa. A instituição liderada por Mario Draghi (na foto) comprou em Fevereiro 53.358 milhões de euros em activos do sector público, entre os quais se inserem as obrigações soberanas. Uma subida face aos 52.956 milhões alcançados em Janeiro. No total, aplicou já 601.244 milhões nestes activos.

Também superiores foram as compras de dívida portuguesa, que passaram de 1.197 milhões de euros para 1.214 milhões. Na verdade, este é o valor mais elevado de sempre, num mês em que a maturidade dos títulos portugueses detidos pelo BCE recuou de 10,22 para 10,12 anos. Mas o montante mais significativo voltou a ser aplicado em dívida alemã (12.440 milhões), devido à maior quota do país na instituição.

No mesmo sentido evoluiu o investimento em "covered bonds" (obrigações sobre hipotecas e obrigações sobre crédito bancário ao sector público). Passou de 7.197 milhões de euros para 7.784 milhões, o montante mais elevado desde Outubro. Por outro lado, as compras de instrumentos de dívida titularizados recuaram de 2.264 milhões para 985 milhões.

Feitas as contas, a instituição monetária da Zona Euro aplicou um total de 62.127 milhões de euros nas compras de activos, durante o mês de Fevereiro. Este valor fica abaixo dos 62.417 milhões registados em Janeiro, mas é, ainda assim, superior ao objectivo mensal do BCE de 60 mil milhões.

Ver comentários
Saber mais compras de activos PSPP dívida soberana obrigações BCE Banco de Portugal mercado de dívida mercados política monetária economia
Mais lidas
Outras Notícias