Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCE pede implementação "rápida e total de todas as decisões" da Cimeira

Jean-Claude Trichet defende a urgência de implementação "rápida e total de todas as decisões" da Cimeira de 21 de Julho, como forma de permitir aos Governo da Zona Euro terem as armas necessárias para combater a crise.

Rui Peres Jorge rpjorge@negocios.pt 04 de Agosto de 2011 às 15:06
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Na cimeira de Julho ficou decida a flexibilização dos fins para que o Fundo Europeu de Estabilização Financeira pode ser usado, nomeadamente para a compra de obrigações no mercado secundário. Hoje o BCE foi forçado a reactivar o seu programa de compras no mercado secundário para fazer face à crise europeia.

Da cimeira saiu também a decisão de aumentar o pacote de resgate à Grécia em 109 mil milhões de euros, assim como uma redução das taxas de juro para cerca de 3,5% e uma extensão das maturidades dos empréstimos aos países sob programas de assistência financeira para 15 anos, podendo chegar aos 30 anos.

Foi também aprovado um plano de envolvimento do sector privado no resgate grego. A contribuição do sector privado segundo contas dos líderes europeus será de 37 mil milhões de euros, a que se juntam 12,6 mil milhões de recomprar de obrigações.

Ver comentários
Saber mais BCE Jean-Claude Trichet Cimeira Zona Euro Europa
Outras Notícias