Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCP faz aumento de capital com vencimento dos VMOC

O Banco Comercial Português (BCP) vai emitir mais de 330 milhões de novas acções ordinárias, na sequência do vencimento dos valores mobiliários obrigatoriamente convertíveis, os VMOC, sendo que as acções devem ser admitidas à negociação no próximo dia 6 d

Paulo Moutinho 03 de Janeiro de 2006 às 18:50
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O Banco Comercial Português (BCP) vai emitir mais de 330 milhões de novas acções ordinárias, na sequência do vencimento dos valores mobiliários obrigatoriamente convertíveis, os VMOC, sendo que as acções devem ser admitidas à negociação no próximo dia 6 de Janeiro, anunciou a instituição em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Os VMOC, denominados «Capital BCP 2005», foram emitidos pelo BCP em 2002, permitindo aos titulares beneficiar de uma taxa de juro de 9% ao ano e do potencial de crescimento das acções do banco ao longo de três anos, até ao final de 2005. Para efeitos de conversão, o número de acções BCP a atribuir a cada titular dos VMOC resulta do quociente entre o valor nominal total dos valores detidos e o preço de conversão que é de 2,115 euros.

O vencimento dos Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC) - Capital BCP 2005, ocorreu «no passado dia 30 de Dezembro de 2005» e encontra-se «em curso o processo de admissão das novas acções BCP ao mercado de cotações oficiais da Euronext Lisbon» uma operação que deverá «ocorrer no próximo dia 6 de Janeiro, sujeito a confirmação por parte desta entidade, data em que deverão estar igualmente disponíveis, para registo em nome dos respectivos titulares, as novas acções BCP».

«Estas acções serão, a partir da data da sua admissão, fungíveis com as acções já admitidas à cotação, beneficiando de direitos iguais às demais acções ordinárias do BCP, designadamente o direito a dividendos a distribuir a partir dessa data», segundo a informação enviada pela instituição à CMVM.

No início de Dezembro, o BCP, já tinha informado a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários que a emissão dos valores convertíveis totalizou 700 milhões de euros, com opção de vencimento antecipado. Assim, serão necessárias um total de cerca de 330 milhões de acções para entregar aos detentores dos VMOC.

O BCP celebrou hoje a escritura pública de «aumento do seu capital social de 3.257.400.827 euros para 3.588.331.338 euros», para a emissão de 330.930.511 novas acções ordinárias.

Os títulos da instituição liderada por Paulo Teixeira Pinto encerraram a sessão de hoje a ganhar 0,86% para os 2,35 euros.

Ver comentários
Outras Notícias