Obrigações BlackRock menos otimista com dívida dos periféricos após tribunal alemão colocar BCE em causa

BlackRock menos otimista com dívida dos periféricos após tribunal alemão colocar BCE em causa

A maior gestora de ativos do mundo colocou a sua perspetiva sobre as obrigações dos países da periferia da Zona Euro sob revisão, após a decisão do tribunal alemão ter posto em causa a independência do Banco Central Europeu.
BlackRock menos otimista com dívida dos periféricos após tribunal alemão colocar BCE em causa
Reuters
Gonçalo Almeida 12 de maio de 2020 às 17:17
A norte-americana BlackRock, a maior gestora de ativos do mundo, colocou a sua perspetiva sobre as obrigações dos países da periferia da Zona Euro "em revisão", depois do Tribunal Constitucional alemão ter dado ao Banco Central Europeu três meses para justificar a forma do seu programa de compra de ativos.

Para a BlackRock esta decisão do tribunal germânico colocou em causa a independência do Banco Central Europeu, apesar de considerar que não irá alterar o rumo e a política da instituição europeia. 

Apesar disso, a gestora norte-americana colocou a sua perspetiva atual de "overweight" dos juros periféricos da região, que inclui Portugal, Itália, Espanha ou Grécia, em revisão, apesar dos valores relativamente atrativos, segundo a empresa.

Numa nota publicada no seu site, a BlackRock acrescenta que "o BCE pode aumentar o volume das suas compras de títulos nos próximos meses, o que apoiaria os periféricos na Zona Euro". 

Em relação aos juros dito principais, como é o caso da Alemanha ou França, a BlackRock está menos otimista, tendo cortado a perspetiva para os juros germânicos para "underweight", que seguem agora no patamar dos -0,5% na maturidade a dez anos. 

"As yields já recuaram para perto do limite inferior, reduzindo as expectativas de retorno e as propriedades de equilíbrio que tradicionalmente ajudam as obrigações soberanas a proteger os portefólios contra episódios de aversão ao risco", pode ler-se na nota. 







pub

Marketing Automation certified by E-GOI