Bolsa Bolsa nacional cai com EDP Renováveis a pressionar e Galp em alta

Bolsa nacional cai com EDP Renováveis a pressionar e Galp em alta

O grupo EDP está a pesar no índice nacional, com destaque para a EDP Renováveis, que perde acima de 1%.
A carregar o vídeo ...
Ana Batalha Oliveira 19 de julho de 2018 às 08:23
A bolsa nacional abriu esta quinta-feira em queda ligeira. O principal índice, o PSI-20, desce 0,04% para os 5.621,01 pontos e regista sete cotadas em alta, dez em queda e uma inalterada.

Na Europa, as principais praças mostram um sentimento igualmente negativo. O Velho Continente aguarda com expectativa a avaliação do Departamento de Comércio Norte-Americano, que inicia esta quinta-feira uma discussão sobre se as importações de automóveis representam uma ameaça à segurança nacional. As conclusões determinarão a imposição, ou não, de novas tarifas à União Europeia. Trump diz que está disposto a castigar, e a Europa ameaça retaliar, apesar de Merkel ter adoptado um tom mais conciliador a admite baixar sanções como forma de impulsionar tréguas.  

Em Lisboa, a EDP Renováveis quebra 1,23% para os 8,865 euros. Já após o fecho da última sessão, e numa resposta a um requerimento da empresa liderada por Manso Neto, o regulador esclareceu que se surgir uma OPA concorrente sobre a empresa, esta não terá que esperar pelo registo da primeira oferta, feita pela CHina Three Gorges sobre ambas as cotadas do grupo EDP. 

A eléctrica liderada por António Mexia alinha na tendência negativa e perde 0,06% para os 3,45 euros.

Também no vermelho estão os CTT, que merecem destaque depois de esta quarta-feira o regulador das comunicações, a Anacom ter estabelecido critérios de qualidade mais exigentes para os CTT, que têm até Janeiro para se adaptarem. 

A sustentar as quebras está ainda a Jerónimo Martins, que perde 0,15% para os 12,98 euros e algumas cotadas do sector do papel. A Navigator desliza 0,88% para os 5,04 euros e a Semapa cai 0,22% para os 22,45 euros. 

Ainda no sector da energia, é a Galp a travar maiores perdas do índice, com uma subida de 1,04% para os 17 euros. 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI