Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa nacional avança quase 2% com 19 títulos em alta

Apenas a Galp Energia contrariou o optimismo das cotadas e caiu mais de 1%. O PSI-20 acompanhou o sentimento positivo de toda a Europa e negociou em alta pela segunda sessão consecutiva.

Ana Luísa Marques anamarques@negocios.pt 05 de Dezembro de 2011 às 16:48
  • Partilhar artigo
  • 5
  • ...
O principal índice da bolsa nacional subiu 1,83% para os 5.683,84 pontos, com 19 títulos em alta e apenas um em queda. A perspectiva de uma solução para a crise da dívida soberana na Zona Euro animou os investidores e contagiou os mercados do outro lado do Atlântico.


Reunidos em Paris, Angela Merkel e Nicolas Sarkozy anunciaram esta tarde que chegaram a um "acordo total" sobre os termos em que querem ver refundado o contrato do euro. "Estamos fortemente comprometidos em levar por diante o que decidimos hoje aqui", afirmou, em jeito de aviso, a chanceler alemã.

Numa nova cedência da França à Alemanha (e ao BCE), Nicolas Sarkozy admitiu que as sanções para os países que pisem o risco dos 3% para o défice passarão a ser automáticas, quando até agora havia espaço para alguma arbitragem política.

Além do encontro franco-alemão, a Itália apresentou esta manhã um novo pacote de austeridade, no valor de 24 mil milhões de euros, que visa alcançar um défice orçamental equilibrado em 2013.

Estas notícias tranquilizaram, pelo menos por agora, os mercados bolsistas e provocaram fortes subidas um pouco por todo o mundo. O sector financeiro foi o mais beneficiado.

Na bolsa de Lisboa, o BCP ganhou quase 4%, o BPI e o Banif avançaram mais de 7%. O BES, o grande destaque da passada sexta-feira, ao ganhar mais de 16%, avançou hoje 4,18% e fechou o dia a valer 1,396 euros.

O banco acumula uma valorização superior a 18% na última semana.

O BCP subiu 3,97% para 13,1 cêntimos, o BPI ganhou 7,51% para 53 cêntimos e o Banif avançou 7,41% para os 29 cêntimos.

Mas os títulos que mais impulsionaram o PSI-20 foram a PT e a EDP. A operadora avançou 4,13% para os 4,92 euros, enquanto a eléctrica subiu 2,57% para os 2,47 euros.

Ver comentários
Saber mais PSI-20 bolsa nacional
Outras Notícias