Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa nacional sobe sustentada pela banca, PT e EDP

A bolsa nacional iniciou a sessão em alta, a beneficiar dos ganhos verificados pelo sector da banca, pela Portugal Telecom e pela EDP. Entre os restantes índices europeus a tendência é de queda.

A carregar o vídeo ...
Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 23 de Julho de 2014 às 08:12
  • Partilhar artigo
  • 21
  • ...

O PSI-20 sobe 0,31% para 6.292,78 pontos, com 10 acções em alta, sete em queda e duas inalteradas.

 

A determinar a subida do índice estão os títulos da banca, numa altura em que o BCP sobe 2,89% para 10,69 cêntimos, depois de ontem ter revelado que garantiu o aumento de capital de 2.250 milhões sem tomada firme dos bancos. O banco liderado por Nuno Amado colocou todas as acções junto dos investidores, sem ter necessidade de utilizar a tomada firme por parte do sindicato bancário. A procura excedeu a oferta em mais de 25%.

 

O BES também sobe 0,96% para 42,2 cêntimos, depois de ontem ter anunciado que adiou a apresentação de resultados do primeiro semestre de 25 de Julho, como inicialmente previsto, para 30 de Julho. O Negócios adianta esta quarta-feira que as perdas do BES no primeiro semestre poderão ascender a várias centenas de milhões de euros, em vez dos 200 milhões que alguns analistas antecipavam antes de os problemas financeiros da Espírito Santo International, da Rioforte e suas subsidiárias ficarem à vista. 

 

E isto numa altura em que se sabe que a Rioforte também já pediu gestão controlada no Luxemburgo. Depois da Espírito Santo International (ESI), esta terça-feira foi a vez de a Rioforte anunciar que pediu acesso ao regime de protecção de credores. A decisão prende-se com "dificuldades substanciais" ocorridas na sociedade que detém 100% do seu capital - a ESI.

 

O Banif também sobe 3,45% para 0,09 cêntimos, depois de ontem ter também revelado em comunicado que amortizou 280 milhões de empréstimos garantidos e reduz apoios públicos. A operação de amortização das obrigações garantidas pelo Estado, emitidas em 2011, faz parte do plano de reestruturação que o banco está a implementar.

 

Já o BPI segue estável nos 1,425 euros, no dia em que divulga, já depois do fecho do mercado, os resultados referentes ao primeiro semestre do ano. Os analistas consultados pela Reuters estimam que o banco liderado por Fernando Ulrich tenha terminado o primeiro semestre com prejuízos de 96 milhões de euros, contra lucros de 59 milhões de euros no mesmo período do ano passado.

 

A determinar a subida do índice está também a Portugal Telecom, ao subir 0,44% para 1,819 euros, numa altura em que os títulos da Nos seguem estáveis nos 4,47 euros.

 

A operadora de telecomunicações liderada por Henrique Granadeiro tem estado sob pressão devido à compra de quase 900 milhões de euros de papel comercial da Rioforte e das potenciais perdas que poderá ter de assumir pelo não reembolso deste valor.

 

A EDP também está a ajudar a bolsa, ao subir 0,43% para 3,532 euros. Já a EDP Renováveis cede 0,36% para 5,59 euros e a Galp Energia cai 0,35% para 12,905 euros.

 

Ver comentários
Saber mais bolsa mercados PSI-20 banca PT EDP
Outras Notícias