Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsas asiáticas descem depois do corte de "rating" aos países europeus

As principais praças asiáticas estão a perder território esta manhã, depois de a Standard & Poor’s ter anunciado o corte de "rating" a nove países da Zona Euro e de a Grécia ter interrompido as negociações que a podem salvar do incumprimento.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 16 de Janeiro de 2012 às 07:51
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O índice de referência para a região, MSCI Ásia – Pacífico, deprecia 1,2% e prepara-se para registar a maior descida em quase um mês. Cinco cotadas estão a descer por cada uma que está a valorizar, levando o índice a corrigir parte do ganho de 2,2% que desempenhou na semana passada.

Cada um dos 10 grupos industriais que constituem o índice de referência para a região se encontram em queda. Esta sexta-feira, a Standard & Poor’s retirou a notação de crédito “AAA” à dívida pública de França e reduziu o “rating” de mais oito países da Zona Euro. No mesmo dia, as negociações para decidir o montante a reduzir ao valor da dívida grega foram interrompidas devido a divergências das partes envolvidas.

“É irrealista esperar que a Europa faça progressos no que diz respeito aos problemas da dívida sem ter dificuldades”, disse o gestor de fundos da Platyplus Asset Management, Prasdad Patkar, à Bloomberg. O analista acrescentou que a redução da notação de crédito da dívida dos países europeus “não vai ajudar a confiança dos investidores”.

As acções japonesas também perderam território e levaram o índice Nikkei 225 a recuar 1,43% para 8.378,36 pontos. Já o Topix desceu 1,27% para 725,24 pontos, apesar de ter sido divulgado que as encomendas de equipamento industrial cresceram ao ritmo mais elevado desde Janeiro de 2008, em Novembro.

A redução do “rating” à dívida de vários países da Zona Euro, na última sexta-feira, também pressionou outros índices asiáticos. O chinês Shangai Composite depreciou 0,5% para 2.233,01 pontos e o índice indiano Sensitive declinou 0,4% para 16.093,68 pontos ao negociar em Bombaim.

O índice australiano S&P/ASX 200 perdeu 1,2% e o Kospi da Coreia do Sul declinou 0,9%. O Hang Seng de Hong Kong caiu 1,0%.

Ver comentários
Saber mais Ásia China acções mercados bolsa Nikkei 225 S&P ASX Shangai Composite Pacífico MSCI
Outras Notícias