Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsas asiáticas em mínimos de três semanas com preocupações na retoma

As praças asiáticas recuaram hoje para mínimos de três semanas, com os investidores a manifestarem-se preocupados com o ritmo de recuperação da economia mundial.

Patrícia Abreu pabreu@negocios.pt 30 de Junho de 2010 às 07:46
  • Partilhar artigo
  • ...
As praças asiáticas recuaram hoje para mínimos de três semanas, com os investidores a manifestarem-se preocupados com o ritmo de recuperação da economia mundial.

O japonês Nekkei caiu 1,96% para os 9.382,64 pontos, enquanto o Topix desvalorizou 1,33% para os 840,85 pontos e o MSCI Ásia Pacífico desce 1,3%, preparando-se para encerrar no valor mais baixo desde 11 de Junho e para encerrar a primeira metade de ano pior em dois anos.

As acções caíram depois de ter sido divulgada uma queda inesperada da confiança dos consumidores americanos, aumentando os receios em relação ao ritmo de retoma da economia global. O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou que a economia do país enfrenta “ventos contrários” devido à crise da dívida pública na Europa.

“Os mercados accionistas estão preocupados com o abrandamento no crescimento da economia dos EUA”, adiantou Khiem Do, estratega do Baring Asset Management, citado pela Bloomberg. Para o mesmo responsável, “não é uma coisa má o governo chinês estar a tentar arrefecer a economia, mas está a ter um impacto negativo no sentimento do mercado”.

A Nissan Motor e a Canon, que geram mais de um quarto das suas receitas na América, recuaram 0,6% e 2,4%, respectivamente.

Já a empresa de mineração BHP Billiton perdeu 1,7%, enquanto a Rio Tinto desceu 2,9%.

Ver comentários
Outras Notícias