A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Caixa BI estima que Portucel tenha obtido receitas de 392 milhões de euros

A unidade de investimento da Caixa Geral de Depósitos estima que a papeleira tenha registado receitas de 392 milhões de euros no último trimestre de 2014, menos 0,3% face a período homólogo. Quanto ao resultado líquido, a Portucel deverá registar uma quebrar de quase 26% para mais de 44 milhões de euros.

A Navigator foi das últimas cotadas a revelar quanto vai pagar aos accionistas. No total será 0,34868 euros, pagos através da remuneração regular e da distribuição de reservas, uma prática já habitual na empresa liderada por Diogo da Silveira.
Miguel Baltazar/Negócios
Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 09 de Fevereiro de 2015 às 10:31
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...

O Caixa BI estima que a Portucel – que apresenta resultados esta terça-feira, 10 de Fevereiro - tenha registado receitas de 392,5 milhões de euros nos últimos três meses de 2014. Este valor representa uma diminuição ligeira de 0,3% face ao mesmo período de 2013, época em que a empresa, actualmente liderada por Diogo da Silveira (na foto), registou receitas de 393,4 milhões de euros.

 

Por outro lado, e de acordo com uma nota de análise a que o Negócios teve acesso, o valor estimado para o quarto trimestre de 2014 é ligeiramente superior ao registado no terceiro trimestre. De Julho a Setembro de 2014, a Portucel obteve receitas de 390,8 milhões de euros.

 

A unidade de investimento da Caixa estima que a papeleira, de Outubro a Dezembro de 2014, tenha obtido um resultado líquido de 44,7 milhões de euros, o que representa uma queda de 25,9% face ao mesmo período de 2013. Ainda assim, este resultado líquido estimado mostra um crescimento de 5,1% face ao terceiro trimestre do ano passado.

 

O Caixa BI estima que o EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) da Portucel se fixe em 86,2 milhões de euros, uma quebra de 4,7% face ao último trimestre de 2013. Ainda assim, a estimativa de EBITDA para o quarto trimestre representa um aumento de 7% face aos 80,5 milhões de euros registados no terceiro trimestre de 2014.

 

A margem de EBITDA deverá deslizar dos 23% registados no quarto trimestre de 2013 para os 22% nos últimos três meses do ano passado. Ainda assim, e em relação ao terceiro trimestre, a margem deverá crescer pois de Julho a Setembro a margem situou-se nos 20,6%.

 

Quanto ao EBIT no quarto trimestre deverá crescer 15,6%, face o período homólogo de 2013, para os 57,9 milhões de euros.

 

Os analistas do CaixaBI defendem que a "empresa deverá ter continuado a providenciar um conjunto de resultados robustos, suportando uma forte geração de caixa".

  

"Um último trimestre tradicionalmente mais forte deverá ter tido impacto ao nível das vendas de papel, apesar dos preços não terem seguido uma trajectória semelhante. Um maior nível de integração deverá ter tido repercussão nas vendas de pasta, o que apesar disso registaram um aumento de preço em euros", acrescenta a nota de análise.

 

Por conseguinte, para este banco de investimento, a empresa liderada por Diogo da Silveira "é um dos nossos títulos favoritos para 2015, uma opinião suportada pelo forte balanço da empresa, geração de caixa e dividend yield dos mais elevados no PSI-20".

 

Nesta nota, o Caixa BI mantém a recomendação de "comprar" e mantém também o preço-alvo de 3,80 euros. Actualmente, os títulos da Portucel estão a descer 0,57% para os 3,666 euros, o que dá um potencial de valorização de quase 4%.

 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro. 

Ver comentários
Saber mais Caixa BI CGD Portucel Diogo da Silveira resultado papeleira pasta e papel
Outras Notícias