Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

CaixaBI estima prejuízos de 527 milhões no BCP e lucros de 74 milhões no BPI

BCP foi penalizado por uma provisão de 450 milhões de euros devido à deterioração da situação na Grécia. No BPI os lucros terão descido 9,3%.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 23 de Julho de 2012 às 20:26
  • Partilhar artigo
  • 15
  • ...
As previsões do CaixaBI apontam para que o Banco Comercial Português tenha terminado o primeiro semestre com prejuízos de 527 milhões de euros e o BPI com lucros de 73,8 milhões de euros.

Num research hoje publicado, o banco de investimento estima que os resultados do BCP tenham sido influenciados por dois acontecimentos relevantes: pela negativa a provisão de 450 milhões de euros sobre a Grécia, que já tinha sido anunciada em Junho; e pela positiva a recompra de obrigações, que resultou num ganho e capital de 90 milhões de euros.

Quanto aos restantes indicadores, o CaixaBI estima que a margem financeira tenha registado uma “substancial evolução negativa”, com uma queda de 25%, devido ao impacto dos custos de financiamento mais elevados, descida das taxas Euribor e o processo de desalavancagem.

O CaixaBI conta também com uma deterioração da qualidade dos activos do banco liderado por Nuno Amado, prevendo que as imparidades para crédito malparado atinjam 793,5 milhões de euros (já incluindo os 450 milhões de euros relacionados com a Grécia).

Os analistas concluem que “este será mais um trimestre excepcionalmente negativo para o BCP, com o elevado risco de crédito a materializar-se no mercado doméstico, o que deve levar a gestão a aumentar o valor das imparidades a registar nas contas”.

Para o BPI as estimativas do mesmo banco de investimento também apontam para uma descida dos principais indicadores. Os lucros do semestre terão recuado 7,2% para 73,8 milhões de euros, com a margem financeira a cair 16,8% para 253,8 milhões de euros.

O CaixaBI também antecipa uma redução das margens e um aumento das imparidades, com a actividade em Angola a ser a “unidade mais dinâmica do grupo”, estimando lucros de 19,3 milhões de euros no segundo trimestre.

O BPI apresenta os resultados do semestre na quarta-feira e o BCP publica na sexta-feira.






Ver comentários
Saber mais Research BCP BPI CaixaBI
Outras Notícias