Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Certificados do Tesouro captam 10 milhões em Setembro

Ao contrário dos certificados de aforro, os do Tesouro continuam a apresentar saldos mensais positivos, fruto da elevada remuneração que oferecem. No entanto, o montante investido está a abrandar.

Paulo Moutinho 20 de Outubro de 2011 às 16:29
Segundo o Boletim Mensal revelado hoje pelo Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público, no mês passado, os portugueses investiram 32 milhões de euros em certificados do Tesouro.

Mas, ao mesmo tempo, foram registados resgates no valor de 22 milhões de euros. O que perfaz um total de 10 milhões de euros de subscrições líquidas deste produto de poupança do Estado.

O valor investido tem vindo a diminuir, apesar da taxa bruta anual de mais de 7% oferecida a quem mantiver a aplicação durante 10 anos. Ainda assim, desde o início, o saldo é positivo em 590 milhões.

O montante é elevado, mas está ainda bastante aquém do esperado pelo Governo para este ano. Na proposta de Orçamento do Estado para 2012, está inscrito um valor de 742 milhões de euros para o total de 2011.

Para que esta quantia seja atingida, será preciso que nos três meses que faltam para terminar o ano sejam registadas entradas líquidas de 52,6 milhões de euros, ao mês. A média dos últimos seis meses é de 38 milhões.
Ver comentários
Saber mais certificados do Tesouro poupanças juros
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio