Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Certificados do Tesouro só captaram três milhões em Julho

Ao contrário do que tem acontecido com os certificados de aforro, os certificados do Tesouro (CT) continuam a apresentar um saldo líquido positivo. Mas o investimento é cada vez menor.

Paulo Moutinho 19 de Agosto de 2011 às 13:07
Foram investidos 54 milhões de euros em CT, no mês passado, segundo o Boletim Mensal do IGCP. Mas, ao mesmo tempo, os resgates aumentaram para 51 milhões, resultando num saldo líquido de apenas três milhões de euros.

Desde que foram lançados, em Julho de 2010, os CT nunca tinham captado tão pouco dinheiro das poupanças dos portugueses. O valor mais baixo era, até agora, de 24 milhões de euros, em Junho.

Ainda assim, os CT mantêm um saldo líquido positivo, ao contrário dos certificados de aforro que já perdem mais de 2.700 milhões desde o início deste ano. Só em Julho saíram mais 382 milhões de euros.

As elevadas taxas de juro pagas pelos CT explicam o diferente comportamento entre os dois produtos de poupança do Estado. Estes últimos pagam uma taxa bruta anual máxima de 7,1% a quem mantiver a aplicação durante os 10 anos.

Ver comentários
Saber mais Certificados do Tesouro Certificados de Aforro IGCP
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio