Bolsa ChemChina oferece 43 mil milhões de dólares pela Syngenta

ChemChina oferece 43 mil milhões de dólares pela Syngenta

A empresa pública chinesa quer comprar a Syngenta por 43 mil milhões de dólares, um valor que oferece um prémio de 20% face à última cotação. As acções da empresa suíça estão a disparar cerca de 7%.
ChemChina oferece 43 mil milhões de dólares pela Syngenta
Reuters
Patrícia Abreu 03 de fevereiro de 2016 às 08:33

A China National Chemical Corp (ChemChina) chegou a acordo para comprar a companhia suíça de pesticidas Syngenta, num negócio de 43 mil milhões de dólares (39,4 mil milhões de euros). Trata-se do maior negócio realizado por uma empresa pública chinesa.


A empresa chinesa ofereceu 465 dólares por cada acção da Syngenta em dinheiro, segundo o comunicado divulgado esta quarta-feira, 3 de Fevereiro. O valor da oferta representa um prémio de cerca de 20% face ao preço de fecho dos títulos da empresa suíça na sessão de ontem (392,30 francos suíços, ou 385 dólares).


A Bloomberg já tinha avançado na terça-feira que as duas companhias estariam próximas de chegar a um entendimento, num negócio que permitirá à ChemChina tornar-se a maior fornecedora de pesticidas e agro-químicos do mundo.


No mesmo comunicado, a ChemChina informou ainda que irá analisar "nos próximos anos" a dispersão em bolsa do negócio através de uma oferta pública inicial (IPO). Já a gestão da Syngenta deverá ser mantida.


A aquisição surge num momento em que a Syngenta enfrentava um futuro incerto, apesar de ter rejeitado uma oferta da Monsanto no ano passado. A companhia tem sido pressionada pelos baixos preços das matérias-primas e pela instabilidade nos mercados, que penalizou as receitas da companhia.


A aquisição da Syngenta é mais um negócio protagonizado por companhias chinesas, que têm vindo a aumentar o apetite por compras no exterior. De acordo com o Financial Times, que cita números da Dealogic, apenas em Janeiro as empresas chinesas gastaram mais de 22 mil milhões de dólares em aquisições no estrangeiro.

As acções da Syngenta estão a reagir com uma forte subida ao anúncio. A empresa sobe 6,73% para 418,70 francos suíços, tendo já estado a valorizar um máximo de 7,06% para 420 francos.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI