Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Commerzbank compra 1% da Deutsche Börse e quer fusão com Euronext

O banco alemão Commerzbank comprou uma posição de 1% no capital da Deutsche Börse e expressou a sua preferência por uma fusão da bolsa alemã com a Euronext.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 20 de Junho de 2006 às 15:45
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O banco alemão Commerzbank comprou uma posição de 1% no capital da Deutsche Börse e expressou a sua preferência por uma fusão da bolsa alemã com a Euronext.

«Estamos a seguir atentamente as conversações entre as duas bolsas e esperamos que a oportunidade de criar uma forte plataforma bolsista europeia não seja desperdiçada», disse o CEO do banco alemão em comunicado, Klaus-Peter Mueller.

A Deutsche Börse fez ontem uma nova proposta de fusão com a Euronext, onde a bolsa alemã fez algumas concessões, como a manutenção da tecnologia e a plataforma de negociação de acções da Euronext e também a repartição da gestão da empresa que resultar da fusão por três cidades.

Antes a Deutsche Börse definia Frankfurt como sede da nova empresa, mas agora admite que também Amesterdão e Paris terão poderes na gestão da companhia. A bolsa alemã desistiu também de acabar com o sistema federal da Euronext.

Com estas concessões, a Euronext fica assim mais pressionada a ponderar aceitar a oferta da Deutsche Börse, que em termos financeiros é mais elevado do que a da New York Stock Exchange (NYSE).

Quem se mostrou contra as concessões da Deutsche Börse foi Roland Koch, primeiro-ministro do Estado de Hesse, onde está sedeada a bolsa alemã. A nova proposta foi «longe de mais», disse o responsável, que no limite tem poder para bloquear o negócio.

Ver comentários
Outras Notícias