Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Como escolher cartões de crédito

"Comprar agora, pagar depois" é um dos motes dos cartões de crédito e que está a conquistar os portugueses. A oferta da banca é cada vez mais vasta e os cartões estão mais sofisticados. Não se compra apenas dinheiro, adquirem-se serviços. Mas é preciso sa

Susana Domingos sdomingos@negocios.pt 23 de Fevereiro de 2007 às 12:15
  • Partilhar artigo
  • ...

"Comprar agora, pagar depois" é um dos motes dos cartões de crédito e que está a conquistar os portugueses. A oferta da banca é cada vez mais vasta e os cartões estão mais sofisticados. Não se compra apenas dinheiro, adquirem-se serviços. Mas é preciso saber escolher. As taxas de juro associadas podem chegar a ser de 30% ao ano.

Poupar para depois gastar foi um dos lemas que os portugueses utilizaram durante décadas para satisfazer as suas necessidades materiais. A liberalização da banca, nos anos 90, marcou contudo o arranque de uma nova Era na relação com os clientes.

A concorrência crescente obrigou as instituições financeiras a esforçarem-se. A serem inovadoras. A apresentarem produtos mais sofisticados. Mais cativantes. Neste vale tudo pela conquista de novos clientes, gerou-se uma verdadeira revolução de mentalidades.

A velha máxima da poupança foi substituída por uma nova: "comprar agora, pagar depois". E, se é verdade, que sairá quase sempre mais barato comprar a pronto pagamento, há quem não consiga resistir a mais uma comprinha que já não cabe no orçamento mensal. A fama conquistada pelos cartões de crédito enquadra-se neste novo estilo de vida. Mas é preciso saber escolher, porque os custos de usar dinheiro virtual não são pequenos. As taxas de juro associadas podem chegar a ser de 30% ao ano.

Ver comentários
Outras Notícias