Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Concorrência australiana aprova OPA de 101 mil milhões da BHP à Rio Tinto

A BHP Billiton recebeu "luz verde " da autoridade da concorrência da Austrália para avançar com a OPA hostil de 101 mil milhões de dólares (71,7 mil milhões de euros) sobre a Rio Tinto, aumentando a especulação de que a oferta de aquisição será bem sucedida.

Paulo Moutinho 01 de Outubro de 2008 às 07:55
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A BHP Billiton recebeu "luz verde" da autoridade da concorrência da Austrália para avançar com a OPA hostil de 101 mil milhões de dólares (71,7 mil milhões de euros) sobre a Rio Tinto, aumentando a especulação de que a oferta de aquisição será bem sucedida.

“A aquisição não deverá reduzir a concorrência em nenhum dos mercados”, sustenta o parecer da autoridade da concorrência, num documento emitido hoje, citado pela Bloomberg. Segundo a agência, o regulador não exigiu quaisquer vendas de activos para o negócio avançar.

As companhias do sector da Ásia e da Europa opõem-se à compra da Rio Tinto pela BHP Billiton, por considerarem que a nova empresa irá controlar um terço do mercado global de minério e que tal aquisição dará uma forte influência à BHP sobre os preços praticados.

A reacção nos mercados à não oposição das autoridades à OPA foi bem recebida. Os títulos da Rio Tinto chegaram a valorizar quase 17%. Terminaram a sessão com um ganho de 12,43%.

Ver comentários
Outras Notícias