Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Contracção económica do Japão arrasta bolsas asiáticas

Os principais índices bolsistas da Ásia seguem em queda, a reflectir os dados económicos divulgados esta segunda-feira. A economia japonesa contraiu, no terceiro trimestre, o que aumenta os receios em torno da economia mundial.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 12 de Novembro de 2012 às 07:26
  • Partilhar artigo
  • ...
O MSCI Ásia-Pacífico recua 0,3%, num dia em que os índices japoneses Topix e Nikkei caíram 1,12% para 722,58 pontos e 0,93% para 8.676,44 pontos. O Produto Interno Bruto japonês contraiu-se 3,5 % entre Julho e Setembro em relação ao mesmo período de 2011, o que representa a primeira queda em três trimestres e a maior desde Março do ano passado, altura em que o país foi assolado por um terramoto e, posteriormente, por um tsunami.

O índice MSCI Ásia-Pacífico segue com duas acções em queda por cada uma que sobe. Um gestor da White Funds Management, Angus Gluskie, salientou à Bloomberg que se os dados económicos do Japão “continuarem a deteriorar-se, [o país] torna-se noutra região problemática” para os investidores.

Ainda assim, o dia será marcado pela reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro, o Eurogrupo, cujo tema que deverá marcar a agenda é a Grécia, que já aprovou o novo programa de austeridade, mas que aguarda o desbloquear da nova tranche da ajuda financeira que foi acordada. Contudo, já está definido que na reunião de hoje isso não acontecerá.

A Europa tem, entretanto, de arranjar uma forma de Atenas receber dinheiro, já que se arrisca a entrar em incumprimento no próximo dia 16 de Novembro caso não receba qualquer montante.

(Correcção: Inicialmente estava indicado que as bolsas dos EUA estavam encerradas, o que não corresponde à verdade)
Ver comentários
Saber mais Bolsas Ásia mercados
Outras Notícias