Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Contratos negociados pela Euronext crescem 6,2% em Outubro

A Euronext registou a negociação de 11,5 milhões de contratos no mercado à vista em Outubro, o que traduz um crescimento de 6,2% face a Setembro e constitui o mês mais activo desde Abril, revela um comunicado da empresa que gere as bolsas de Lisboa, Paris

Ricardo Domingos rdomingos1@gmail.com 02 de Novembro de 2004 às 12:58
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Euronext registou a negociação de 11,5 milhões de contratos no mercado à vista em Outubro, o que traduz um crescimento de 6,2% face a Setembro e constitui o mês mais activo desde Abril, revela um comunicado da empresa que gere as bolsas de Lisboa, Paris, Bruxelas, Amesterdão e Liffe.

Apesar do volume diário ter caído 8,3% face a Outubro do ano passado, a Euronext refere que, ainda assim, a actividade aumentou 8,5% quando comparada com a média dos seis meses anteriores.

Foram registadas 10,9 milhões de transacções com acções em Outubro, mais 5,6% do que no mês anterior. Este valor contribuiu para um valor acumulado desde o início do ano de 111 milhões de transacções, um número 6,4% abaixo do verificado no período homólogo.

O número diário médio de negociações com acções ao longo do ano ascende a 519 mil, de acordo com a mesma fonte.

No que respeita aos «warrants e certificados, foram completadas em média 19.046 transacções por dia em Outubro, um número 27,1% acima do verificado em Setembro.A média diária negociada desde o início do ano para este tipo de produtos é de 18.144.

Na Euronext.liffe, plataforma de negociação de futuros sedeada em Londres, foram movimentados 676 milhões de contratos de futuros e opções, o que representa um aumento de 13% face aos primeiros 10 meses de 2003.

A média diária de contratos permaneceu praticamente inalterada face a Outubro do ano passado, ao ascender às 2,8 milhões de transacções.

Os contratos individuais de «equity» cresceram 28% para os 275 milhões de Janeiro a Outubro deste ano, enquanto os produtos de «equity» como um todo foram responsáveis pela negociação de 406 milhões de contratos de futuros e opções, mais 15% do que no mesmo período de 2003.

Os produtos de taxas de juro de curto prazo negociaram 22 milhões de contratos em Outubro, contribuindo para um total, desde o início do ano, 250 milhões de contratos, um aumento de 10% face ao período homólogo.

Os contratos de «eurodollar» continuaram com o número de posições abertas e negociações diárias e mensais a baterem recordes em Outubro. A 25 de Outubro, foram negociados 72.614 contratos – um novo máximo num só dia – e as posições abertas ascenderam às 120.242.

No total do mês, o número de contratos ascendeu aos 740 mil, um novo máximo mensal desde o seu lançamento em Março, ultrapassando assim o recorde anterior estabelecido em Setembro, mês em que se negociaram 603.221 contratos de «eurodollar».

Outras Notícias