Crédito Crédito ao consumo continua perto de recordes

Crédito ao consumo continua perto de recordes

O crédito ao consumo permanece em níveis elevados, com os novos contratos a superarem os 500 milhões de euros pela terceira vez este ano.
Crédito ao consumo continua perto de recordes
Miguel Baltazar/Negócios
Patrícia Abreu 15 de dezembro de 2016 às 12:24

O valor concedido pelas instituições financeiras em crédito ao consumo abrandou em Outubro. Apesar do número de novos contratos celebrados para este tipo de financiamento ter aumentado, o montante emprestado diminuiu ligeiramente face a Setembro.


O valor dos contratos de crédito ao consumo atingiu, em Outubro, os 511,9 milhões de euros, abaixo dos 513,6 milhões registados um mês antes, avança um comunicado do Banco de Portugal. Apesar da ligeira descida de 0,3% do montante financiado, o número de novos contratos situou-se em 123.513, o que representa um aumento mensal de 1,6%.


Apesar da evolução negativa face a Setembro, os valores concedidos em crédito ao consumo permanecem em níveis elevados, com este tipo de financiamento a superar pelo segundo mês consecutivo a barreira dos 500 milhões de euros, o que apenas tinha acontecido em Março, quando foi alcançado o recorde de 537 milhões.


O crédito pessoal continua a ser o segmento com maior proporção no crédito ao consumo, representando 46% do valor total. Foram concedidos 235,5 milhões de euros para esta finalidade, um montante 1% inferior aos 237,9 milhões registados em Setembro, mês em que fixou um novo recorde.

Ao contrário do crédito pessoal, o financiamento para a compra de carro aumentou muito ligeiramente. A soma das várias modalidades de crédito automóvel atingiu, em Outubro, 191,7 milhões de euros, um valor que compara com os 191,67 milhões registados em Setembro. Destaque para o crédito com Locação Financeira ou ALD para carros usados, que subiu 9,4% para 5,2 milhões de euros.

Na terceira rubrica que compõe o crédito ao consumo (Cartões de Crédito, Linhas de Crédito, Contas Correntes Bancárias e Facilidades de Descoberto) o aumento em Outubro foi de 0,6% para 84,7 milhões de euros.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI