Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

CTT e grupo EDP emprestam força à bolsa nacional

A bolsa nacional alinha nos ganhos com a restante Europa e, por cá, os CTT e grupo EDP dão uma ajuda.

A bolsa portuguesa tem sido incapaz de atrair novas empresas para o mercado de capitais português.
Miguel Baltazar
Ana Batalha Oliveira anabatalha@negocios.pt 10 de Junho de 2020 às 08:13
  • Assine já 1€/1 mês
  • 21
  • ...
A bolsa nacional abriu em alta, com o principal índice, o PSI-20, a avançar 0,47% para os 4.544,46 pontos. A contribuir para este desempenho contam-se 13 cotadas no verde, contrariadas apenas por quatro no vermelho.

O sentimento nas bolsas europeias treme numa altura em que os investidores adoptam uma postura de maior cautela, abrandando o recente rally. A marcar o dia dos mercados está a reunião da Reserva Federal Americana, após a qual se espera que o presidente, Jerome Powell, discurse sobre os pacotes de estímulos mas não avance com quaisquer cortes na taxa diretora. 

Por outro lado, depois do Banco Mundial, hoje é a vez de a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulgar o seu novo "outlook" para a economia mundial, com novas previsões.

Por cá, os CTT e o grupo EDP destacam-se nos ganhos. Os CTT lideram o lado das subidas, ao avançarem 1,57% para os 2,26 euros e, mais abaixo, as pesadas EDP Renováveis e EDP somam, respetivamente, 0,83% para os 12,16 euros e 0,50% para os 4,22 euros. 

As energéticas do grupo EDP voltam a posicionar-se em terreno positivo, depois de terem sido abaladas nas últimas sessões pelos desenvolvimentos no caso EDP, que põem em causa a continuidade dos CEO destas empresas nas respetivas funções.

A Galp também ganha, embora ligeiramente, uns 0,30% para os 11,57 euros. Esta é a primeira sessão desde que, esta terça-feira, a petrolífera avançou com a sua primeira emissão de obrigações desde 2017, no valor de 500 milhões de euros

A procura atingiu 1,1 mil milhões de euros, o que supera em mais de duas vezes a oferta.


(Notícia atualizada às 08:18)
Ver comentários
Saber mais PSI-20 bolsa mercados Euronext cotadas empresas índice nacional Lisboa Europa
Mais lidas
Outras Notícias