Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Dados económicos e receios de corte da banca espanhola penalizam Wall Street

As bolsas norte-americanas encerraram em baixa, pressionadas por novos dados económicos decepcionantes e pelos receios de que os bancos espanhóis vissem os seus "ratings" cortados ainda hoje pela Moody’s - o que veio mesmo a suceder pouco depois do fecho de Wall Street.

Carla Pedro cpedro@negocios.pt 17 de Maio de 2012 às 21:43
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
Os mercados accionistas do outro lado do Atlântico fecharam no vermelho, com a Europa a exercer uma forte pressão.

Além dos receios em torno do impacto de uma saída da Grécia da Zona Euro, os investidores estiveram na expectativa para ver se a Moody’s descia a classificação creditícia da banca espanhola, depois de ter colocado mais duas regiões de Espanha no “lixo”. E esse corte foi mesmo confirmado pouco depois do encerramento de Wall Street, com a Moody's a anunciar o "downgrade" de 16 bancos.A pressionar esteve igualmente a redução do “rating” soberano da Grécia por parte da Fitch.

Por outro lado, os pedidos de subsídio de desemprego mantiveram-se em 370.000 na semana passada nos EUA, quando os economistas consultados pela Bloomberg estimavam uma redução para 365 mil.

O índice industrial Dow Jones terminou a descer 0,27%, fixando-se nos 12.820,53 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq valorizou 0,01%, a negociar nos 2.933,82 pontos.

Por seu lado, o S&P 500 recuou 0,32% para se estabelecer nos 1.353,65 pontos.

“Os investidores estão a diminuir o perfil de risco. Hoje houve dados económicos a pressionar e há também o receio de um efeito dominó na Europa. Não é só o facto de a Grécia poder sair do euro. Tem também a ver com o que acontecerá a Portugal, Espanha e Itália”, comentou à Bloomberg um estratega da Haverford Trust, Tim Hoyle.

A banca foi um dos sectores que mais penalizou as bolsas norte-americanas, ao contrário do que sucedeu na Europa.

Ver comentários
Saber mais Wall Street Nasdaq S&P Dow Jones bolsas EUA
Mais lidas
Outras Notícias