Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Dinamarca emite dívida demonstrando alívio da pressão cambial

Após dois meses de suspensão dos leilões de dívida, a Dinamarca emitiu bilhetes do Tesouro, esta segunda-feira, indicando que a pressão sob a ligação da coroa dinamarquesa ao euro está a diminuir.

Bloomberg
Vera Ramalhete veraramalhete@negocios.pt 30 de Março de 2015 às 12:14
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

A Dinamarca emitiu esta segunda-feira bilhetes do Tesouro, pela primeira vez em dois meses, notícia a Bloomberg. A suspensão de emissão de dívida foi uma das medidas aplicadas pelo banco central da Dinamarca para controlar a valorização da coroa dinamarquesa e assegurar a ligação da moeda ao euro.

 

O banco central colocou 1,1 mil milhões de coroas (147 milhões de euros) de dívida com maturidades de três e seis meses, com taxas de juro negativas (-0,9% e -0,75%, respectivamente), segundo dados da Bloomberg. Nos três leilões anteriores, a agência de dívida pública tinha rejeitado todas as ofertas.

 

Depois do banco central da Suíça cortar a indexação do franco ao euro, a 15 de Janeiro, a Dinamarca ficou sob pressão, especulando-se que iria terminar também a ligação da sua moeda ao euro. Para defender a ligação cambial, o país tomou várias medidas, entre as quais a suspensão da emissão de dívida pública para diminuir os activos que os investidores podiam adquirir em coroas dinamarquesas. O banco central da Dinamarca cortou também a taxa de juro dos depósitos quatro vezes, até -0,75%, e aumentou as reservas de moeda estrangeira, para controlar a valorização da moeda nacional.

 

A emissão desta segunda-feira foi interpretada pelos analistas consultados pela Bloomberg como um sinal de um alívio da pressão sob a coroa dinamarquesa. "É surpreendente que tenham vendido bilhetes do Tesouro, pensávamos que iriam esperar, devido à preocupação de que a pressão sob a coroa pudesse voltar a sentir-se", disse Jan Stoerup Nielsen, analista no Nordea Bank, à Bloomberg. "Isto é claramente um sinal que o banco central está a dirigir-se para a normalização", afirmou Nielsen.

 

A coroa dinamarquesa mantém-se inalterada esta segunda-feira, nos 0,1339 euros, ou seja um euro vale 7,46826 coroas. O objectivo do banco central é fixar um câmbio de 7,46038 coroas dinamarquesas por euro, mas o câmbio pode variar num intervalo de 2,25%, relativamente a este objectivo.

Ver comentários
Saber mais Dinamarca Suíça obrigações bilhetes do Tesouro juros negativos coroa dinamarquesa euro
Outras Notícias