Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

EDF vende redes no Reino Unido por 6,9 mil milhões de euros

Li-Ka Shing, fundador das Cheung Kong Industries chegou a um acordo para comprar as redes britânicas do grupo energético francês EDF. O valor da aquisição será de 5,8 mil milhões de libras (6,9 mil milhões de euros).

Ana Catarina Gonçalves 30 de Julho de 2010 às 12:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
A oferta do milionário de Hong Kong, que, segundo a BBC, é o 14º homem mais rico do mundo, foi discutida durante meses e foi hoje confirmada a aquisição.

Segundo noticia a BBC, a empresa francesa afirma ter recebido “uma oferta irrevogável” do consórcio liderado por Li-Ka que pretendia adquirir “100% da propriedade da EDF Energy nas suas actividades de redes reguladas e não reguladas no Reino Unido”.

Ao seu grupo, que já inclui as Cheung Kong Infrastructure, Hongkong Electric, e a Fundação Li Ka-Shing, o milionário junta a aquisição da infra-estrutura que a empresa francesa possui no Reino Unido, incluindo os cabos e subestações. No entanto, a operação não inclui os activos de geração de electricidade nem de fornecimento. Ou seja, os consumidores continuarão a comprar a sua electricidade à EDF.

A venda parece vir servir a necessidade da empresa de recolher fundos para reduzir as suas dívidas. Além da venda, a empresa francesa também anunciou uma queda de quase 50% dos seus lucros na primeira metade do ano, em termos homólogos. Os lucros registados nos seis meses que acabaram a 30 de Junho foi de 1,6 mil milhões de libras (1,9 mil milhões de euros), que comparam com lucros de 3,1 mil milhões de libras (3,7 mil milhões de euros) do mesmo período em 2009.
Ver comentários
Outras Notícias