Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

EDP celebra acordo com a Sonatrach

A Energias de Portugal (EDP) celebrou hoje o acordo com a Sonatrach, anunciado a 2 de Abril, com vista à criação de uma parceria nas áreas do gás natural e da produção de energia eléctrica.

Negócios negocios@negocios.pt 11 de Abril de 2007 às 20:05
  • Partilhar artigo
  • ...

A Energias de Portugal (EDP) celebrou hoje o acordo com a Sonatrach, anunciado a 2 de Abril, com vista à criação de uma parceria nas áreas do gás natural e da produção de energia eléctrica.

"A EDP vem divulgar ter celebrado hoje um acordo de princípios com a Sonatrach tendente à possível criação de uma parceria empresarial para determinadas áreas dos negócios do gás natural e da produção de energia eléctrica, cujos principais termos se encontram sumariados na aludida comunicação", de acordo com o comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A 2 de Abril a EDP anunciou esta parceria reveste uma natureza "não exclusiva" e assenta em três pilares de negócio:

"O fornecimento a longo prazo pela Sonatrach de quantidades de gás natural que podem ascender até 2 bcm por ano, destinando-se uma parcela a ser disponibilizada ao Grupo EDP e a outra a ser utilizada na operação de novas centrais de ciclo combinado a gás natural que se projecta desenvolver no seio da parceria"; " a constituição de uma empresa comum para a comercialização de gás natural, sob o controlo conjunto das partes" e, finalmente, "a participação da Sonatrach, enquanto accionista minoritário com uma participação social de, pelo menos, 25%, em sociedades dedicadas ao desenvolvimento de novas centrais de ciclo combinado a gás natural, cujo fornecimento de gás natural será assegurado pela Sonatrach".

No seguimento deste acordo, "as empresas podem ainda acordar no aprofundamento da parceria de modo a abranger elementos adicionais, tais como negócios no ‘mid-stream’ de gás natural".

A Sonatrach detém actualmente mais de 2% do capital da eléctrica nacional depois de ter adquirido quase dois milhões de acções da EDP passando a deter um total de 74,4 milhões de acções.

Ver comentários
Outras Notícias