Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

EDP e PT pressionam bolsa nacional

A bolsa nacional seguia em queda pressionada pelas quedas da Energias de Portugal e da Portugal Telecom. O PSI-20 cedia 0,1%, com o BCP a evitar maiores perdas.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 31 de Agosto de 2006 às 12:26
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A bolsa nacional seguia em queda pressionada pelas quedas da Energias de Portugal e da Portugal Telecom. O PSI-20 cedia 0,1%, com o BCP a evitar maiores perdas.

O principal índice da bolsa nacional [psi20] recuava para os 9.954,38 pontos, com 11 acções a cair, cinco a subir e quatro inalteradas.

As congéneres europeias também seguiam em queda no dia em que foi divulgado que a confiança na economia dos consumidores e empresários europeus caiu mais do que o esperado em Agosto, o que, em conjunto com o facto do Irão ter dito que "não cederá um milímetro" no que respeita ao enriquecimento de urânio, está a pressionar a negociação bolsista.

Em Portugal, a eléctrica nacional [edp] caía 0,32% para os 3,14 euros e a Portugal Telecom [ptc] perdia 0,1% para os 9,83 euros, quedas que determinavam a evolução da bolsa nacional.

A PT tem neste momento duas intimações em curso contra a Autoridade da Concorrência (AdC) por não lhe ceder os documentos sobre a oferta pública de aquisição (OPA) da Sonaecom, classificados como confidenciais pela entidade e pela Sonaecom, noticiou hoje o Jornal de Negócios que adiantou que fontes da AdC e da Sonae acusam a PT de querer atrasar a OPA.

As acções da Sonae SGPS [son] seguiam estáveis nos 1,30 euros e a Sonaecom [snc] desvalorizava 0,81% para os 4,90 euros.

Ainda no grupo Sonae, destaque para as acções da Sonae Indústria [soni] que caíam 0,6% para os 6,65 euros, no dia em que o mercado aguarda a apresentação dos resultados do primeiro semestre.

A contrariar a tendência de queda seguia o Banco Comercial Português (BCP) [bcp] ao ganhar 0,42% para os 2,41 euros, bem como o Banco BPI [bpin] que subia 0,17% para os 5,84 euros.

Outras Notícias