Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

EDP e PT travam queda da bolsa nacional

A bolsa nacional seguia pouco definida, mas com uma evolução negativa, invertendo a tendência de ganhos registada na abertura. O PSI-20 perdia 0,04% penalizado pelas quedas do BCP e da Galp, enquanto a EDP e a PT, evitavam maiores descidas.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 04 de Dezembro de 2007 às 10:15
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A bolsa nacional seguia pouco definida, mas com uma evolução negativa, invertendo a tendência de ganhos registada na abertura. O PSI-20 perdia 0,04% penalizado pelas quedas do BCP e da Galp, enquanto a EDP e a PT, evitavam maiores descidas.

O principal índice da bolsa nacional [psi20] recuava para os 13.198,40 pontos, com 11 acções a descer, oito a subir e uma inalterada. A bolsa lisboeta acompanhava a tendência de queda dos principais congéneres europeus.

O Banco Comercial Português (BCP) [bcp] cedia 0,66% para os 3,00 euros, no dia em que se aguarda que o presidente do conselho geral e de supervisão, Jardim Gonçalves, apresente a sua demissão durante uma reunião de responsáveis que vai decorrer hoje.

As acções estão a reflectir alguma instabilidade no seio do maior banco privado nacional, numa altura em que ainda não se vislumbra um desfecho imediato para os problemas do banco, nomeadamente o sucessor do fundador da instituição.

A Galp Energia [galp pl] também penalizava o índice ao perder 0,79% para os 15,00 euros.

A travar a queda do índice seguiam as acções da Energias de Portugal (EDP) [edp] e da Portugal Telecom (PT) [ptc] que cresciam 0,85% para os 4,75 euros e 0,65% para os 9,34 euros, respectivamente.

A eléctrica nacional seguia a beneficiar do anúncio da Iberdrola que revelou que o preço máximo do IPO da Iberdrola Renovables foi fixado nos 7 euros por acção, na oferta os pequenos investidores e trabalhadores.

A Portucel [ptcl] também seguia a valorizar 1,63% para os 2,49 euros, depois de ontem ter anunciado que vai pagar um dividendo antecipado de 7 cêntimos a partir de 18 de Dezembro, uma notícia que o BPI considera positiva, pois sinaliza que a empresa vai remunerar os seus accionistas, com os resultados deste ano, de forma mais generosa do que o previsto.

Em destaque seguia ainda a Novabase [nba] mas pelo lado das quedas. As acções da tecnológica seguiam a descer 2,29% para os 3,84 euros, no dia em que tocou no valor mais baixo desde que negoceia em bolsa.

A Impresa [ipr] subia 0,93% para os 2,17 euros, depois de ontem ter anunciado que s SIC ganhou o concurso de transmissão dos jogos referentes à Taça de Portugal 2007/2008, um factor que está a ser bem recebido pelos analistas.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias