Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Elena Salgado: Encarecimento da dívida "não está justificado"

A ministra espanhola da Economia, Elena Salgado, considerou hoje que "não está justificado" por questões exclusivamente económicas o aumento do risco da dívida espanhola, que hoje voltou a chegar a níveis recorde.

Lusa 18 de Novembro de 2011 às 16:14
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Segundo afirmou, em declarações depois da reunião do Conselho de Ministros, trata-se de um resultado directo da "tensão sem precedentes" que se vive nos mercados e que já afecta a 12 dos 17 países da zona Euro.

"O facto de termos que pagar preços mais altos não está justificado com os fundamentos da nossa economia, mas por tensão dos mercados", afirmou.

A tensão levou a que a Alemanha se converta num "valor refúgio" e que, por isso, se tenha que pagar mais pela dívida.

Metade do aumento no risco da dívida espanhola deve-se a este fenómeno, considerou a ministra, que atribui o restante crescimento no risco ao efeito do leilão de títulos do Tesouro, de quinta-feira, no qual o Governo pagou mais de 7%.

A ministra explicou que na actual tensão da dívida, o risco de países com maior solvência como a França também está a aumentar, tendo ultrapassado os 200 pontos base, "acima do valor que Espanha registava em Setembro de 2010".

"Só a Alemanha mantém nestes momentos níveis de rentabilidade melhores que no início da crise", afirmou.



Ver comentários
Saber mais Elena Salgado Encarecimento dívida justificado
Outras Notícias