Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Entrevista do presidente do Eurogrupo leva bolsas e euro para terreno negativo

Optimismo da manhã desvaneceu-se depois de Jeroen Dijsselbloem ter afirmado que o dinheiro dos contribuintes europeus deverá deixar de ser utilizado para salvar bancos.

Reuters
Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 25 de Março de 2013 às 15:46
  • Partilhar artigo
  • 9
  • ...

As bolsas europeias inverteram para terreno negativo e o euro está a desvalorizar face ao dólar, com os investidores a reagirem de forma negativa às palavras de Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo.

 

O responsável, numa entrevista à Reuters, afirmou que em caso de problemas na banca, se os accionistas e os detentores de obrigações não conseguirem garantir a solvabilidade de uma instituição, então “se necessário” poderá recorrer-se “aos depositantes” com poupanças acima dos 100 mil euros.

 

Dijsselbloem salienta assim que poderá ser seguido o modelo utilizado para o Chipre, caso surjam mais problemas no sector financeiro europeu. Ou dito de outra forma, que o dinheiro dos contribuintes europeus vai deixar de ser usado para salvar bancos em dificuldades.

Um alerta que assustou os mercados, com os investidores a temerem uma fuga de capitais dos bancos europeus. No modelo usado para resgatar o Chipre, os depósitos superiores a 100 mil euros vão sofrer uma perda de cerca de 30%, com o dinheiro a ser usado para recapitalizar o sector financeiro.

 

São assim os bancos que mais estão a penalizar os índices europeus. A bolsa de Milão é a que está a ser mais castigada, com uma queda acima de 2%. Segue-se o IBEX espanhol, com uma descida de 1,88%, o PSI-20 com uma desvalorização de 1,3% e o CAC, que desce 1,12%.

Também Wall Street, que iniciou a sessão em queda, está agora em terreno negativo, com os índices a marcarem perdas de perto de 0,5%.

 

No mercado cambial o euro desce 0,84% para 1,2880, anulando os ganhos que registavam no início da sessão.

 

 

 

 

Ver comentários
Saber mais Eurogrupo Chipre
Outras Notícias