Notícia
Espanha volta ao mercado com emissão sindicada e alcança procura recorde
Tesouro espanhol realizou uma emissão sindicada em que procurava angariar cerca de quatro mil milhões de euros, mas Madrid pode ter conseguido cerca de sete mil milhões de euros. A procura ascendeu aos 24 mil milhões de euros, um valor recorde.
- 2
- ...
Espanha realizou esta terça-feira uma emissão sindicada de dívida a 10 anos, para a qual atraiu uma procura de 24 mil milhões de euros, sendo que 60% da procura é proveniente de investidores estrangeiros. “Nunca, na história do Tesouro espanhol, houve um leilão que tenha tido” uma procura tão elevada, afirmou Luís de Guindos, ministro da Economia de Espanha.
De acordo com a imprensa espanhola, que cita fontes do executivo de Mariano Rajoy, o objectivo da emissão era colocar entre três a quatro mil milhões de euros. Todavia, o governo do país vizinho não descartava a possibilidade de colocar um montante superior, o que poderá mesmo ter acontecido. Isto porque, de acordo com fontes de mercado citadas pela imprensa espanhola, o tesouro poderá ter colocado entre cinco a sete mil milhões de euros em títulos a dez anos.
Neste sentido, a imprensa espanhola escreve que o país vizinho aproveitou as tréguas que os mercados financeiros concederam a Espanha neste início de 2013 para acelerar e diversificar os seus fluxos de financiamento.
O ministro da Economia considera que os resultados desta emissão são “um sinal evidente” de que os investidores estão, novamente, a recuperar a sua confiança na economia espanhola. Guindos lembrou que “sem um financiamento adequado do Tesouro é impossível que a economia recupere”, citado pelo “El Mundo”.
O governante referiu ainda que a emissão realizada hoje “mostra que, ainda que haja muito trabalho [pela frente], vamos no caminho certo”.
Por outro lado, Guindos revelou que os números do défice de 2012 vão ao encontro do que era esperado sendo que, assim não vão ser necessárias medidas adicionais em 2013.
Por esta altura, os títulos da dívida espanhola, a dez anos, situam-se nos 5,081%.