Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Espírito Santo vai abandonar a bolsa de Nova Iorque

A Espírito Santo Financial Group (ESFG) vai abandonar a bolsa de Nova Iorque devido aos custos para cumprir os requisitos da SEC. A «holding» vai continuar cotada na Euronext Lisbon, onde negoceia seis vezes mais. A ESFG, através da Bespar, controla 42% d

Pedro Carvalho pc@mediafin.pt 28 de Abril de 2006 às 15:40
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Espírito Santo Financial Group (ESFG) vai abandonar a bolsa de Nova Iorque devido aos custos para cumprir os requisitos da SEC. A «holding» vai continuar cotada na Euronext Lisbon, onde negoceia seis vezes mais. A ESFG, através da Bespar, controla 42% do BES.

A Espírito Santo Financial Group (ESFG) vai abandonar a New York Stock Exchange (NYSE), no seguimento da maturidade de uma emissão de 200 milhões de dólares em obrigações convertíveis.

O banco tem acções cotadas na NYSE através de ADR (American Depositary Receipts).

Os ADR são certificados de depósito representativos de acções de empresas estrangeiras, negociadas em bolsa no país de origem, que são negociados em bolsas norte-americanas, como se de acções se tratassem.

Num comunicado publicado junto da CMVM, a ESFG diz que ter acções em Nova Iorque já não é necessário, já que desde 2001 está cotada na bolsa de valores nacional, uma plataforma que no ano seguinte foi integrada na Euronext, que também agrega as bolsas de Paris, Bruxelas e Amesterdão.

Segundo as contas da instituição financeira, a liquidez da «holding» na Euronext, nos últimos seis meses, superou em seis vezes o volume de negócios feito na bolsa de Nova Iorque.

Também a justificar a saída, a «holding» cita os custos de liquidez para cumprir com os requisitos da SEC (Securities Exchange Commission).

A ESFG também tem acções cotadas nas bolsas de Luxemburgo e de Londres. A «holding » controla 65,3% da Bespar, que por seu lado detém 42% do capital do Banco Espírito Santo (BES) [BESNN].

A PT, a Brisa e a EDP são as cotadas portuguesas que tem ADR em Nova Iorque. O BCP decidiu abandonar este mercado recentemente.

As acções da ESFG, em Lisboa, caiam 0,43% para os 23 euros.

 

 

Outras Notícias