Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Estrangeiros recebem 717 milhões com dividendos de 2007

As cotadas são nacionais, mas os investidores são cada vez mais internacionais. Já controlam 28% do capital das empresas presentes no índice principal da bolsa portuguesa e têm vindo a colher os frutos dos seus investimentos, quer seja pela valorização da

Paulo Moutinho 28 de Abril de 2008 às 00:01
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

As cotadas são nacionais, mas os investidores são cada vez mais internacionais. Já controlam 28% do capital das empresas presentes no índice principal da bolsa portuguesa e têm vindo a colher os frutos dos seus investimentos, quer seja pela valorização das carteiras, quer pelos dividendos recebidos.

As maiores empresas lusas estão cada vez mais generosas. Do exercício de 2007, os estrangeiros vão encaixar mais de 700 milhões de euros, segundo os cálculos do Jornal de Negócios, que contabilizou apenas as participações qualificadas dos estrangeiros.

Esta "fatia" representa parte do "bolo" de 2,61 mil milhões que as vinte cotadas do índice de referência do mercado português estão a distribuir aos seus accionistas através de dividendos, valor que representa um aumento de 10% face ao último exercício e que corresponde a mais de 45% dos lucros obtidos durante o exercício do ano passado.

Os investidores estrangeiros deitam mão sobre 27,4% desta remuneração, conseguindo um encaixe bruto de 717 milhões de euros, cerca de 12,5% do total dos lucros obtidos pelas cotadas em 2007.

Outras Notícias