Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Euribor a seis meses cai pela décima sessão consecutiva

As taxas interbancárias continuam a perder terreno nas principais maturidades, este mês. A pressionar as Euribor está o facto do BCE ter comunicado, na última sexta-feira, que os bancos irão devolver, antecipadamente, à autoridade monetária menos dinheiro do que o estimado, referente ao empréstimo de emergência do ano passado.

Euro recua pelo segundo dia pressionado por receios de abrandamento da economia
Negócios 27 de Fevereiro de 2013 às 11:24
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Na sessão desta quarta-feira, as Euribor prolongam a tendência de descida que tem caracterizado este segundo mês do ano, não subindo desde 1 de Fevereiro.

 

A Euribor a seis meses cedeu 0,02 pontos base para 0,336%, nesta décima sessão consecutiva em queda, e igualou já mínimos de Janeiro, segundo a Federação Europeia de Bancos.

 

Nas maturidades mais longas, as taxas interbancárias recuaram 0,04 pontos base e 0,05 pontos base para 0,451% e 0,560%, respectivamente.

 

A contrariar a tendência de quedas desta sessão, estiveram as Euribor a um e a três meses. As taxas interbancárias a um mês subiram 0,01 pontos base para 0,118% e para o prazo de três meses mantiveram-se inalteradas nas 0,210%.

 

Os bancos poderão, a partir desta semana, começar a amortizar os empréstimos de emergência que o BCE concedeu em Fevereiro de 2012 com o fim de estimular o mercado interbancário. Na sexta-feira, foi anunciado que serão amortizados, antecipadamente, 61 mil milhões de euros dos 529,5 milhões emprestados. Um valor que fica abaixo dos 122,5 mil milhões de euros estimados anteriormente pelos economistas.

 

A devolução inferior à previsão pode indicar que o mercado interbancário não está tão confiante como se antecipava depois das amortizações referentes ao primeiro empréstimo de emergência, de Dezembro de 2011. A expectativa era a de que, caso estivessem mais confiantes, os bancos devolveriam mais dinheiro ao BCE.

 

As Euribor resultam das taxas avançadas por uma amostra de 39 bancos que negoceiam activos em euro. O único banco português nesse grupo é a Caixa Geral de Depósitos.

Ver comentários
Saber mais Euribor taxas interbancárias. BCE Zona Euro
Outras Notícias