Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Euribor a seis meses cai e renova mínimos pela 11ª sessão

As taxas interbancárias continuam a cair, alargando a distância à taxa de juro de referência fixada pelo BCE. Nas principais maturidades a Euribor tocou hoje em novos mínimos históricos, exceptuando no prazo de um mês.

Yves Herman/Reuters
Rita Dias Baltazar rbaltazar@negocios.pt 10 de Dezembro de 2012 às 11:17
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Euribor a seis meses perdeu 0,8 pontos base para 0,322%, nesta que é a 11ª queda consecutiva. A taxa interbancária nesta maturidade é a mais utilizada como indexante nos contratos de crédito à habitação em Portugal. Com a descida desta taxa, diminuem os encargos mensais das famílias que possuem este tipo de empréstimos junto dos bancos.

No prazo de três meses a taxa Euribor caiu pela segunda sessão consecutiva, perdendo 0,4 pontos base para 0,183%.

Nas maturidades mais longas, nove e 12 meses registaram-se quedas de 0,10 pontos base e 0,11 pontos base para 0,432% e 0,547%, respectivamente, somando-se quatro sessões de decidas.

Para o prazo de um mês a taxa interbancária deslizou 0,1 pontos base para 0,110%.

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu, na reunião da última quinta-feira, manter a taxa de juro de referência da Zona Euro nos 0,75% fixados em Julho quando operou um corte de 0,25% sobre esta taxa.

A maioria dos membros do Conselho de Governadores do BCE defendeu, na reunião, uma redução da taxa de juro de referência da Zona Euro, como admitiu o presidente da autoridade monetária, Mario Draghi (na foto). Draghi afirmou que “houve uma discussão” sobre o corte ou não do preço do dinheiro, “mas no final houve consenso de a mentar”, garantiu.

As previsões da maioria dos analistas consultados pela agência Reuters apontavam neste sentido.

A autoridade monetária anunciou também o alargamento por seis meses da política de colocação integral em todas as operações de liquidez.

As Euribor são as taxas a que os bancos estão dispostos a financiar-se uns aos outros e tendem a seguir a taxa de juro de referência fixada pelo BCE.

Ver comentários
Saber mais taxas interbancárias Euribor Zona Euro BCE Mario Draghi taxa de juro de referência
Mais lidas
Outras Notícias