A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Euribor a seis meses volta às quedas após quatro sessões

As taxas interbancárias quebraram nesta sessão a tendência de subidas que as tem caracterizado desde a reunião do BCE, na última quinta-feira, em algumas das principais maturidades.

Yves Herman/Reuters
Negócios 13 de Março de 2013 às 11:40
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

No prazo de seis meses, a taxa Euribor deslizou 0,1 pontos base para 0,325%, depois de ter ficado inalterada na última sessão. A mais longa das maturidades, 12 meses, seguiu a mesma tendência com o indexante a recuar 0,1 pontos base para 0,542%.

 

A Euribor a três meses somou 0,2 pontos base para 0,203%, nesta sessão, segundo a fixação diária da Federação Europeia de Bancos.

 

As maturidades de um e nove meses ficaram inalteradas, esta quarta-feira, nos 0,118% e 0,542%, respectivamente.

 

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, garantiu na última quinta-feira, após a reunião mensal da autoridade monetária, que a instituição manterá a cedência de liquidez que tem vindo a fornecer à banca europeia.

 

Quanto à possibilidade da remuneração dos depósitos dos bancos, em Frankfurt, actualmente em 0%, entrar em terreno negativo, Draghi afirmou que uma medida desse cariz poderia trazer graves consequências não intencionais.

 

As taxas Euribor, fixadas por um painel de bancos da Zona Euro que constituem a Federação Europeia de Bancos, resultam da média das taxas que os bancos estão dispostos a cobrarem uns aos outros para se financiarem. Estas taxas interbancárias tendem a seguir a taxa de juro de referência fixada pelo BCE. A autoridade monetária mantém esta taxa directora no mínimo histórico de 0,75%, desde Julho de 2012.

Ver comentários
Saber mais taxas interbancárias Euribor Zona Euro BCE autoridade monetária
Mais lidas
Outras Notícias