Notícia
Euribor a três meses cai abaixo dos 0,2%
As taxas interbancárias continuam a recuar nas principais maturidades para valores nunca antes vistos. A Euribor a três meses quebrou a barreira dos 0,2% depois de 19 sessões sem subir.

A taxa interbancária a três meses deslizou 0,2 pontos base para 0,199%, quebrando a barreira dos 0,2% e alargando a distância à taxa de juro de referência da Zona Euro, fixada pelo Banco Central Europeu (BCE) nos 0,75%.
A pressionar as taxas interbancárias desde o final de 2011 tem estado a política monetária do BCE. As Euribor são as taxas a que os bancos estão dispostos a emprestar dinheiro a outro banco dentro da Zona Euro. Ao cortar progressivamente o preço do dinheiro para os actuais 0,75% a autoridade monetária tem contribuído para esta tendência de descida. Isto porque estes indexantes tendem a seguir o comportamento di preço do dinheiro.
As injecções de liquidez no mercado que o BCE efectuou, através de financiamentos ilimitados a baixo custo e de longo prazo, aliviaram a pressão sobre a banca e contribuíram para esta tendência.
Outro factor que tem pressionado as taxas interbancárias foi a descida para -0,25% da taxa de depósitos paga pelo BCE. Isto significa que os bancos que depositarem dinheiro em Frankfurt terão de pagar uma taxa de juro para o fazer. Esta medida surge como forma de dinamizar o mercado financeiro, tentando incentivar as entidades financeiras a depositarem o dinheiro noutras instituições, sendo esta uma forma de financiamento dos bancos.