Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Euribor a três meses cai abaixo dos 0,2%

As taxas interbancárias continuam a recuar nas principais maturidades para valores nunca antes vistos. A Euribor a três meses quebrou a barreira dos 0,2% depois de 19 sessões sem subir.

Rita Dias Baltazar rbaltazar@negocios.pt 26 de Outubro de 2012 às 11:00
O indexante a seis meses cedeu 0,2 pontos base para 0,396%. A Euribor a seis meses é a mais utilizada para o cálculo das prestações do crédito à habitação em Portugal. A descida destas taxas significa portanto uma redução dos encargos mensais das famílias com crédito à habitação junto dos bancos.

A taxa interbancária a três meses deslizou 0,2 pontos base para 0,199%, quebrando a barreira dos 0,2% e alargando a distância à taxa de juro de referência da Zona Euro, fixada pelo Banco Central Europeu (BCE) nos 0,75%.

Nas maturidades mais longas mantém-se esta tendência de descida. A Euribor a nove meses perde 0,2 pontos base para 0,515% e a mesma taxa a 12 meses recua 0,4 pontos base para 0,627%.

A pressionar as taxas interbancárias desde o final de 2011 tem estado a política monetária do BCE. As Euribor são as taxas a que os bancos estão dispostos a emprestar dinheiro a outro banco dentro da Zona Euro. Ao cortar progressivamente o preço do dinheiro para os actuais 0,75% a autoridade monetária tem contribuído para esta tendência de descida. Isto porque estes indexantes tendem a seguir o comportamento di preço do dinheiro.

As injecções de liquidez no mercado que o BCE efectuou, através de financiamentos ilimitados a baixo custo e de longo prazo, aliviaram a pressão sobre a banca e contribuíram para esta tendência.

Outro factor que tem pressionado as taxas interbancárias foi a descida para -0,25% da taxa de depósitos paga pelo BCE. Isto significa que os bancos que depositarem dinheiro em Frankfurt terão de pagar uma taxa de juro para o fazer. Esta medida surge como forma de dinamizar o mercado financeiro, tentando incentivar as entidades financeiras a depositarem o dinheiro noutras instituições, sendo esta uma forma de financiamento dos bancos.
Ver comentários
Saber mais Euribor taxas interbancárias BCE banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio