Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Euribor a três meses cai depois de 72 sessões de ganhos consecutivos

As taxas Euribor quebraram a tendência de ganhos na generalidade dos prazos que vinham a registar desde Maio, com quedas nos prazos de três, nove e 12 meses.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 30 de Julho de 2010 às 11:11
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A Euribor três meses era mesmo a taxa interbancária que subia há mais tempo, tendo hoje descido para 0,893%. A Euribor a seis meses, que é uma das principais taxas indexantes do crédito à habitação, permaneceu inalterada nos 1,145%.

Nos prazos mais longos, a Euribor de nove meses recuou para 1,288% e a Euribor 12 meses deslizou para 1,417%.

Esta descida vem contrariar um longo movimento altista das taxas interbancárias, em que o risco de contágio do risco soberano levou os bancos a retraírem a concessão de crédito entre si, “secando” o mercado de financiamento dos bancos e levando o Banco Central Europeu a prolongar a concessão de empréstimos à banca, sem limites de valor e à taxa de juro de referência para a Zona Euro.

Esta foi uma medida originalmente concebida para diminuir o risco de colapso dos mercados financeiros, durante o pico da crise financeira internacional, em 2008.

A divulgação dos resultados dos testes de stress, na passada sexta-feira, foi a última medida tomada pelos reguladores europeus, com a finalidade de restituir a confiança no sistema financeiro europeu.
Ver comentários
Outras Notícias