Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Euribor avançam em todas as maturidades pela segunda sessão seguida

As taxas interbancárias estão hoje a subir na generalidade dos prazos pela segunda sessão consecutiva, após seis bancos centrais se terem unido na semana passada numa operação de expansão de liquidez.

Andreia Major amajor@negocios.pt 05 de Dezembro de 2011 às 10:35
  • Partilhar artigo
  • ...
As taxas Euribor registaram hoje avanços pelo segundo dia consecutivo na generalidade dos prazos, após seis bancos centrais se terem unido para descer a taxa de juro da linha de liquidez em dólares e expandir o seu prazo até 1 de Fevereiro de 2013.

Os bancos uniram-se numa operação de expansão de liquidez, com o objectivo de contrariar a desconfiança e a consequente subida das Euribor, e dos custos de conceder crédito à economia.

Dado que a desconfiança entre as instituições financeiras tem vindo a aumentar nos últimos dias, os bancos têm exigido prémios mais elevados, o que se tem reflectido na subida das Euribor, apesar do corte de juros do BCE no início de Novembro para 1,25%. O novo presidente do BCE, Mario Draghi, admitiu que poderão ser realizados novos cortes.

As taxas interbancárias registaram hoje avanços pela segunda sessão seguida. A taxa a um mês subiu 0,1 pontos base para 1,206%. O indexante a três meses aumentou 0,1 pontos base para 1,470%, e a taxa interbancária a seis meses avançou 0,4 pontos base para 1,703%.

No longo prazo, a taxa a nove meses somou 0,4 pontos base para 1,872%, e o indexante a doze meses cresceu 0,3 pontos base para 2,036%.

Ver comentários
Saber mais Euribor taxa de juro BCE Mario Draghi bancos operação de expansão de liquidez
Outras Notícias