Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Euribor avançam pela quarta sessão consecutiva na generalidade das maturidades

As taxas interbancárias voltam hoje a subir na generalidade dos prazos pelo quarto dia consecutivo, numa altura em que se espera que a autoridade monetária europeia mantenha juros inalterados até ao fim do ano.

Andreia Major amajor@negocios.pt 30 de Setembro de 2011 às 10:29
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
As Euribor subiram hoje na generalidade das maturidades pela quarta sessão consecutiva, depois de na semana passada o FMI ter alertado para a possibilidade de o BCE ter de voltar a descer os juros.

A generalidade dos economistas acredita que a instituição europeia irá manter a taxa de juro de referência para a Zona Euro em 1,5% até ao final de 2012, porém, algumas casas de investimento acreditam que a autoridade monetária poderá mesmo reduzir os juros.

A taxa a um mês foi a única que não subiu hoje, e manteve-se estável nos 1,356%. A três meses a Euribor subiu 0,4 pontos base para 1,554%.

A taxa interbancária a seis meses cresceu 0,3 pontos base para 1,753%, e a taxa a nove meses valorizou 0,3 pontos base para 1,916%. A Euribor a 12 meses cresceu 0,3 pontos base para 2,084%.

O presidente do BCE revelou a semana passada que o Conselho de Governadores da autoridade monetária está agora mais preocupado com o crescimento económico do que com a inflação, o que explica o "travão" nas subidas da taxa de juro.

Também o FMI revelou no relatório “World Economic Outlook”, que a Zona Euro “deve descer a taxa de juro” se os riscos de incerteza económica e financeira persistirem.

Seguiu-se o Bank of America Merrill Lynch, que indicou num relatório para os clientes que o BCE poderia mesmo descer as taxas de juro em 50 pontos base já no próximo encontro da autoridade monetária, que se realiza na próxima semana, a 6 de Outubro.

A hipótese de descida dos juros não é apenas das casas de investimento. O governador do Banco Central da Áustria, Ewald Nowotny, admitiu igualmente que os “cortes de juros não podem ser excluídos”.

Ver comentários
Saber mais taxas interbancárias Euribor Europa BCE taxa de juro
Mais lidas
Outras Notícias