Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Euribor recuam na generalidade dos prazos

As taxas interbancárias continuam em queda, após o BCE ter mantido a taxa de juro de referência na reunião da semana passada. As Euribor recuaram hoje 0,5 pontos base na generalidade das maturidades.

Andreia Major amajor@negocios.pt 17 de Fevereiro de 2012 às 10:25
  • Partilhar artigo
  • ...
As Euribor recuaram hoje pela 42ª sessão consecutiva na generalidade dos prazos, a reflectirem a preocupação dos investidores que se tem vindo a acentuar desde Dezembro, altura em que o BCE cortou a taxa de juro para 1%.

No curto prazo, a Euribor a um mês deslizou hoje 0,5 pontos base para 0,610%, e a três meses perdeu 0,5 pontos base para 1,036%. A taxa a três meses recuou hoje pela 42ª sessão consecutiva, o que corresponde à maior sessão de quedas desde Agosto de 2009. No prazo a seis meses, a taxa interbancária recuou 0,5 pontos base para 1,334%.

No longo prazo, a Euribor a nove meses cedeu 0,6 pontos base para 1,514%, e a taxa a 12 meses desvalorizou 0,5 pontos base para 1,664%.

O conselho do Banco Central Europeu reuniu-se na passada quinta-feira na sua reunião mensal para deliberar sobre a política monetária, no entanto, foi sem grande surpresa que anunciou a manutenção da taxa de juro de referência para a Zona Euro em 1%.

Os economistas acreditam que a autoridade monetária irá assinalar um novo corte dos juros em Março, fixando a taxa de juro em 0,75%, devido aos indícios preocupantes de aperto no crédito na Zona Euro.

Os sinais preocupantes de uma crise de crédito deverão levar a autoridade monetária a baixar a fasquia dos juros novamente, o que está a dar força aos receios dos investidores e a causar a descida das Euribor. Segundo os analistas, a taxa pode fixar um novo mínimo já em Março.
Ver comentários
Saber mais BCE Banco Central Europeu Europa Euribor taxa de referência interbancária taxa de juro
Outras Notícias