Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Euribor seis meses desce pela décima nona sessão consecutiva

As taxas interbancárias continuam a reflectir as medidas não convencionais que o BCE implementou para a colmatar as tensões que se vivem no mercado interbancário.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 16 de Janeiro de 2012 às 10:57
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
As taxas Euribor descem na generalidade das maturidades e reflectem o programa de compra de activos que o Banco Central Europeu (BCE) tem levado a cabo para permitir assegurar o financiamento do sistema bancário europeu, apesar da relutância que os bancos mantêm em financiar-se mutuamente.

A Euribor três meses desceu 0,9 pontos base para 1,222% numa décima sétima descida consecutiva, enquanto a Euribor seis meses recuou 1,3 pontos base para 1,501% e prolongou as descidas das últimas sessões.

Também a descer há 19 sessões está a taxa de 12 meses, que recuou um ponto base para 1,832%. Já a taxa de um mês declinou 1,6 pontos base para 0,829% e a de nove meses recuou 0,9 pontos base para 1,683%.

As taxas Euribor têm vindo a descer desde o início de Dezembro, altura em que o presidente do BCE, Mario Draghi, desceu a taxa de juro de referência para a Zona Euro.

As taxas interbancárias reflectiram a descida dos juros, mas também incorporam a compra de obrigações que o BCE levou a cabo para permitir aos bancos assegurarem financiamento, numa altura em que a crise orçamental europeia está deixar os bancos relutantes em financiarem-se mutuamente.

As taxas Euribor encontram-se em mínimos do primeiro trimestre, período em que o BCE tinha uma taxa de juro de referência de 1% para a Zona Euro, ainda antes das decisões de subida e descida dos juros que foram tomadas mais recentemente pelo Conselho do BCE.
Ver comentários
Saber mais Euribor crédito juro taxa interbancário interbancária banca finanças
Outras Notícias