Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Euribor voltam a cair e a fixar mínimos históricos

As taxas interbancárias continuam em queda e a renovar novos mínimos históricos na generalidade dos prazos.

Negócios negocios@negocios.pt 08 de Agosto de 2012 às 11:02
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
A Euribor seis meses recuou 0,5 pontos base atingindo um novo mínimo histórico nos 0,648%

Já a Euribor três meses caiu 0,4 pontos base para 0,366%, fixando um mínimo histórico pela terceira sessão consecutiva. O mesmo aconteceu com a taxa de nove meses, ao recuar 0,6 pontos base para 0,784% e com a de 12, que declinou 0,4 pontos base para 0,918%.

A taxa Euribor a um mês permaneceu inalterada nos 0,139%, nível em que se encontra desde sexta-feira e que também representa um mínimo histórico.

As taxas interbancárias têm desempenhado uma tendência de descida que já dura desde Dezembro, data em que o Banco Central Europeu (BCE) cortou a taxa de juro interbancária para o então mínimo histórico de 1% e em que levou a cabo a primeira de duas operações de compra de obrigações. Actualmente o preço do dinheiro praticado na Zona Euro encontra-se nos 0,75%, depois da autoridade monetária ter decidido voltar a descer os juros. A expectativa é que volte a ser reduzida.

Com esta operação o banco central conseguiu fornecer liquidez ao sistema bancário, numa altura em que as instituições financeiras estavam relutantes em financiar-se mutuamente devido aos receios relativos à dívida soberana

Ver comentários
Saber mais Euribor mínimos históricos
Outras Notícias