Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Euro atinge novo máximo depois de discurso de Trichet

O euro atingiu novo recorde depois do presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, afirmar que acredita na politica monetária adoptada o que afasta a hipótese de cortes da taxa de juro. A inflação continua a ser a principal prioridade d

Lara Rosa lararosa@negocios.pt 06 de Março de 2008 às 14:59
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O euro atingiu novo recorde depois do presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, afirmar que acredita na politica monetária adoptada o que afasta a hipótese de cortes da taxa de juro. A inflação continua a ser a principal prioridade da autoridade monetária europeia.

O euro seguia valorizar 0,50% para os 1,5341 dólares depois de já ter atingido um novo máximo histórico ao negociar nos 1,5373 dólares.

A autoridade monetária europeia manteve a taxa de juro nos 4%. Trichet justificou a decisão afirmando que a prioridade máxima do BCE é a estabilidade dos preços. O presidente do BCE acrescentou que acredita que a politica que tem sido adoptada está a contribuir para o controlo da inflação, de acordo com a Bloomberg.

O comentário de Trichet "aponta para vender o dólar" anunciou um director do RBS Greenwich Capital Markets, Alan Ruskin, citado pela agência noticiosa norte-americana.

No ano passado o euro valorizou 17% face ao dólar o que diminuiu a competitividade europeia e, em consequência, as suas exportações.

A impulsionar o euro está também a expectativa dos analistas que continuam a esperar que Ben Bernanke, presidente da Reserva Federal (Fed) Americana, volte a cortar os juros na reunião de 18 de Março para os 2,25% reduzindo o valor do dinheiro americano.

Outras Notícias