Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Euro desvaloriza com mercado à espera de declarações de Trichet

O euro seguia hoje em queda, pela primeira vez em quatro sessões, com os investidores a especularem que Jean Claude Trichet, presidente do Banco Central Europeu, vai alterar o seu discurso, e afirmar amanhã que a autoridade monetária está preocupada com a

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 07 de Janeiro de 2004 às 16:29
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O euro seguia hoje em queda, pela primeira vez em quatro sessões, com os investidores a especularem que Jean Claude Trichet, presidente do Banco Central Europeu, vai alterar o seu discurso, e afirmar amanhã que a autoridade monetária está preocupada com a apreciação da moeda única.

O euro descia 0,31% para os 1,2689 dólares, depois de ontem ter fixado um máximo histórico acima dos 1,28 dólares.

Amanhã ocorre a reunião mensal do Banco Central Europeu e o mercado aguarda que o presidente da autoridade monetária altere o seu discurso e saliente as preocupações com o crescimento de 22% do euro face ao dólar no último ano.

Entre os 25 economistas consultados pela Bloomberg, 14 consideram que Trichet vai amanhã expressar as preocupações do BCE sobre a apreciação da moeda única.

Até aqui os responsáveis do BCE tem afirmado que não estão preocupados com a subida do euro, uma posição partilhada pelos seus homólogos americanos, que entendem que a queda do dólar é benéfica para a economia americana.

«A pressão sobre o BCE está a aumentar», afirmou um dos economistas à Bloomberg, acrescentando que «eles não podem tolerar uma maior apreciação» do euro, e terão que intervir no mercado vendendo euros para estancar a sua valorização.

Um relatório da Comissão Europeia, indicando que a confiança dos empresários da Zona Euro desceu em Dezembro pela primeira vez em cinco meses, também ajuda a explicar a sessão negativa da moeda única.

Ver comentários
Outras Notícias