Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Euro ganha terreno antes de cimeira desta semana

O euro está a ser suportado pelo optimismo dos investidores em torno da cimeira europeia agendada para o final da semana. Também as medidas de austeridade anunciadas em Itália estão a ser bem recebidas pelo mercado

Patrícia Abreu pabreu@negocios.pt 05 de Dezembro de 2011 às 09:58
  • Partilhar artigo
  • ...
A moeda única da Zona Euro está a ganhar terreno face ao dólar, a estender as valorizações da última semana, com a divisa a ser suportada pela expectativa em torno da cimeira europeia desta semana e depois do primeiro-ministro italiano ter anunciado um conjunto de medidas de cortes orçamentais.

O euro avança 0,38% para os 1,3442 dólares, face à nota verde, depois de ter subido 1,2% na semana passada.

A impulsionar a divisa europeia está a expectativa de um acordo dos líderes europeus, para solucionarem a crise, que poderá incluir um maior envolvimento do Banco Central Europeu (BCE).

Embora a cimeira esteja agendada para o final da semana, hoje a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente fraancês, Nicolas Sarkozy, encontram-se em Paris, numa tentativa de “limarem” eventuais pontos em desacordo, antes da reunião de líderes europeus.

A contribuir para o optimismo, que também se estende à negociação nas bolsas europeias, estão as medidas de austeridade anunciadas por Itália, estimadas em 30 mil milhões de euros.

Mario Monti vai apresentar hoje o pacote, que inclui um imposto para os bens de luxo e um aumento da idade da reforma.

Ver comentários
Saber mais Euro crise dívida pública dólar Zona Euro
Outras Notícias